CFOP - Código Fiscal de Operações e de Prestações
Sobre
A sigla CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações é um código do sistema tributarista brasileiro, fixado pelo governo. Este código é utilizado principalmente na emissão de documentos fiscais, mas pode pode ser utilizado também em declarações, guias e escrituração de livros fiscais (Speds).
Utiliza-se em operação fiscal e estabelece se o documento recolherá ou não impostos, movimentará o estoque e/ou terá o financeiro gerado.
O CFOP tem sua composição formada por quatro dígitos, onde o primeiro identificado como prefixo e determina a natureza da operação, isto é, se é entrada (Compra) ou saída (Vendas) de bens e serviços. O restante do código sufixo determina o código de Situação Tributária.
Prefixo para Entradas
1 - Entrada de Mercadoria ou Aquisição de Serviços de dentro do Estado. 2 - Entrada de Mercadoria ou Aquisição de Serviços de fora do Estado. 3 - Entrada de Mercadoria ou Aquisição de Serviços do Exterior.
Prefixos para Saída
5 - Saída de Mercadoria ou Prestação de Serviços para dentro do Estado. 6 - Saída de Mercadoria ou Prestação de Serviços para fora do Estado. 7 - Saída ou prestações de serviços para o exterior
Para mais detalhes e para verificar a lista completa dos códigos CFOPs, acesse o portal do Ministério da Fazenda.
Dados principais
- CFOP - Informe o código CFOP com quatro dígitos;
- Descrição - Informe uma descrição que descreva a operação fiscal;
- Anotações Adicionais - Campo especifico para anotações e observações internas (Opcional);
- Status - Status do registro (Ativo / Inativo), Quando desmarcado, define que o registro não poderá ser utilizado para operações e lançamentos.
Fonte:
fazenda.gov.br
sefaz.pe.gov.br